Artigo

Tosse canina: tudo sobre esse incômodo ao seu pet

Compartilhar
Facebook
Twitter
Pinterest

Você provavelmente já ouviu falar que alguém está com “tosse de cachorro”, quando apresenta uma tosse seca e forte, não é mesmo? Pois é, assim como a gente, cães também podem tossir. Mas, apesar de a expressão ser tão comum, a verdade é que a tosse canina pode ter diferentes características.

E, cada uma costuma estar associada a um tipo de problema. Pensando nisso, listamos os tipos de tosse, seus principais motivos e os melhores tratamentos. Ficou interessado? Continue lendo e saiba mais sobre a tosse canina!

Tosse ou engasgo: como saber se o cachorro está com tosse?

Ver um cachorro tossindo pela primeira vez pode ser um tanto desesperador. Muitas vezes, o cachorro fica parado e faz barulhos estranhos, parecendo estar com falta de ar.

Principalmente quando o tutor nunca enfrentou esse problema, a tosse canina com vômito pode ser facilmente confundida com um engasgo. Mas fique atento às diferenças:

  • O engasgo, na maioria das vezes, acontece quando o pet está comendo ou depois de destruir um brinquedo, por exemplo. Além disso, o cachorro fica com dificuldade de engolir água ou outros alimentos,
  • A tosse não tem hora para atacar e pode vir mesmo quando o cachorro está descansando, sem qualquer comida ou objeto da casa “destroçado” nas proximidades. Ela também não causa dificuldade de engolir.

Tanto a tosse quanto o engasgo merecem atenção. No entanto, o engasgo exige medidas mais imediatas, já que pode impedir a respiração do pet, levando a uma série de complicações. Na dúvida, não deixe seu amigo sofrendo! Leve-o o quanto antes ao veterinário.

Reconhecendo os diferentes tipos de tosse canina

Somente um veterinário vai saber detectar qual o tipo de tosse, as possíveis causas e o melhor tratamento para cada caso. Porém, de uma maneira geral, podemos apontar algumas características comuns da tosse canina em diferentes doenças. Confira:

  • Tosse seca: geralmente está associada à tosse dos canis, uma doença contagiosa que causa tosse, espirros e febre. É muito comum no inverno e geralmente apresenta outros sintomas, como secreção nasal e falta de apetite;
  • Tosse com “som de ganso”: é um sintoma da estenose de traqueia, problema comum especialmente em cachorros de pequeno porte. A traqueia fica obstruída e pode gerar complicações para a respiração do pet;
  • Tosse com “som de buzina”: muito comum em casos de trauma, quando o pet sofreu uma queda ou pancada que está atrapalhando a respiração;
  • Tosse úmida: é característica de problemas respiratórios, principalmente pneumonia. Geralmente, é acompanhada de fluidos, como sangue ou catarro,
    Tosse curta: pode estar associada a problemas cardíacos. Fique atento!

Além de indicar doenças, muitas vezes, a tosse canina é um sinal de alergias ou irritações. Poeiras e ácaros podem irritar as vias respiratórias do pet, causando tosse. Por isso, é importante manter a higiene do lar de seu filho de quatro patas sempre em dia.

Cheiros fortes também costumam incomodar os cachorros. Sendo assim, utilize somente produtos destinados à pets e evite que ele entre em contato com produtos químicos de cheiro muito forte, como os de limpeza.

Tosse canina é perigosa?

A tosse em cachorros é mais incomum que em humanos e merece atenção. Se acontece de maneira isolada, pode ser apenas uma irritação momentânea. Mas, se perceber que a tosse canina está acompanhada de outros sintomas, um veterinário deve ser procurado imediatamente.

Entre os motivos de preocupação, estão:

  • Várias crises em um dia;
  • Dificuldade respiratória;
  • Perda de apetite;
  • Vômitos;
  • Apatia,
  • Mudança de comportamento.

Lembre-se: somente um especialista saberá identificar a origem da tosse e qual o melhor tratamento. Nunca medique seu pet sem antes consultar um veterinário!

Tosse canina: tratamento e diagnóstico

O veterinário poderá identificar a origem da tosse a partir de perguntas sobre o estilo de vida do cachorro, a rotina dele nos últimos dias e as características da tosse. Caso necessário, ele poderá realizar exames de imagem, como raio-x.

O tratamento varia de acordo com a causa do problema e pode ser feito com xarope ou antibiótico para tosse canina, passando por outras medicações e terapias específicas. Isso vai depender do diagnóstico individual do pet.

Aqui na Rosnados e Miados, temos profissionais experientes, que saberão identificar o melhor para seu filho de quatro patas.

 

Alguma dúvida? Liga pra gente!
telefone-antigo-tpico_318-31536
(11) 4729-6846

Ou nos mande uma mensagem no Whatsapp!

whatsapp-logo-icone-1
(11) 97453-2934

Compartilhar
Facebook
Twitter
Pinterest

Posts relacinados

10 Fatos sobre gatos que você provavelmente não sabia

Artigos

Cachorro ou gato: Qual é o melhor? (cientificamente falando)

Artigos

4 Razões para conversar com seu cão

Artigos
Compartilhar
Facebook
Twitter
Pinterest