As festas de fim de ano são um momento complicado para os pets. Mas algumas dicas auxiliam os donos a evitar momentos de surpresa durante o período:
Não esqueça que o cão existe
Os donos precisam tomar cuidado no entra e sai de pessoas e na abertura de portões durante o período em que as casas ficam cheias de gente. É uma época propícia para que os cães se percam, saiam de casa e os donos não percebam.
Prepare uma pequena ceia para ele
O ideal é você criar uma limitação para que o cão não tenha acesso à mesa onde vai ocorrer a ceia ou ao local das comidas. Mas uma opção bacana é preparar um brinquedo a que o animal esteja habituado e rechear com alimento.
É importante que o bicho já tenha tido acesso a esse brinquedo porque, se for algo muito novo e complicado, ele vai preferir subir na mesa.
Arrume um lugar tranquilo para o animal
Com relação ao barulho e principalmente aos fogos, hoje em dia algumas pessoas optam por colocar janelas antirruído e preparar um local que seja tranquilo para o cão e em que ele goste de ficar.
Tome cuidado com portões e grade, já que, em um momento de desespero, o mascote consegue escalar pontos que normalmente não escalaria e até quebrar janelas.
Considere ensinar alguns comandos
Treinamentos podem ser realizados com o animal e obter resultados expressivos em um curto prazo. No entanto, isso não ocorre do dia para a noite, é preciso começar a realizar esses treinos com uma certa antecedência. Nada que seja feito no dia do evento irá resolver muito.
Sedativos apenas em último caso
Antes de tudo, leve seu pet até o veterinário para verificar a possibilidade de sedação. Há animais que realmente ficam mal com os fogos e outras movimentações em seu lar. Por isso, pense se vale o uso de calmantes, dependendo do grau de pânico do cão, mas apenas em últimos casos.
Adaptado de Revista Meu Pet Ed. 29